A Paróquia

Não há como contar a história da Paróquia de Itamira sem envolver a Paróquia de Inhambupe. Além de ter pertencido a Paróquia de Inhambupe, o distrito de Itamira - Aporá - Bahia, pertenceu administralmente ao município de Inhambupe, até 14 de agosto de 1958. Em 1624, foi iniciada a povoação do lugar onde se estabeleceu as primeiras casas de Inhambupe, no lugar hoje chamado de Praça da Matriz. Construiu-se a Igreja do Divino Espírito Santo, em torno da qual foram surgindo casas.

Passou a capela a pertencer a freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. Com o desenvolvimento, os jesuítas de Água Fria obtiveram de Dom Sebastião Monteiro da Vide, que a mesma fosse desmembrada de Santo Amaro de Ipitanga e passasse a pertencer a freguesia de Água Fria.

Em 1718, pelo Alvará Régio, foi criada a freguesia de Inhambupe.

A Paróquia de São José de Itamira BA foi criada no dia 27 de dezembro de 2009, através do decreto assinado pelo Bispo Diocesano de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos. Neste mesmo dia, tornou-se o nosso pároco o Pe. João Primo de Carvalho.

A Paróquia de Itamira foi desmembrada da Paróquia do Divino Espírito Santo de Inhambupe.

Além da Matriz, é composta de quinze comunidades: Sítio, Crioulo, Chapada, Suriano, Vaca Velha, Urbis, Tijuco, Retiro de Dentro, Retiro de Fora, Piçarra, Cruz das Almas, Malhadinha, Caraíba, Frade e Rebolo.

Visualizar Itamira em um mapa maior